Logo da Álamo

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social, para a Álamo, é um compromisso que começa internamente e é ratificado diariamente.

Com 2000 colaboradores, a Álamo tem suas próprias políticas internas em relação à sustentabilidade e através do Programa Álamo Sustentável apoiamos iniciativas ecológicas e sociais disseminando nossos ideais para toda empresa e para nossos clientes.

Através de campanhas de Marketing incentivamos cada colaborador a agir de forma consciente também fora do ambiente de trabalho tornando cada um deles um multiplicador de boas práticas.

Conheça nossas iniciativas e projetos apoiados pela Álamo!


Jovem Aprendiz

O programa "Eu sou Jovem Aprendiz da Álamo" visa capacitar profissionais e aproveitá-los como mão de obra.

Atualmente estamos treinando 25 jovens no Rio de janeiro, todos indicados pelos colaboradores da Álamo, sendo treinados no curso de Mecânica de Refrigeração. Em São Paulo o projeto também está um sucesso e temos 25 jovens se capacitando nos cursos de Mecânica de Refrigeração e Eletricista de Manutenção.

Nós apostamos na educação. A Álamo acredita que só assim teremos uma sociedade mais justa para todos.

 

Sesi Cidadania

A Álamo Engenharia dá continuidade ao seu projeto de responsabilidade social através da parceria com o Programa de Estágio do SESI Cidadania, programa social do Sistema FIRJAN oferecido aos moradores das comunidades pacificadas do Rio de Janeiro (UPPs).

Com o objetivo de oferecer oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e promover a igualdade social, o programa do Sistema FIRJAN leva às comunidades pacificadas cursos gratuitos de qualificação do SENAI em diversas áreas, como alimentícia, automotiva, gestão e mecânica, entre outras. Todos os moradores podem se inscrever e qualquer empresa pode ser parceira para oferecer estágio aos estudantes. O processo seletivo para contratação fica por conta do programa.

O objetivo do Sistema FIRJAN é dar oportunidade para que os moradores das comunidades pacificadas entrem no mercado de trabalho e também oferecer a mão de obra necessária para o desenvolvimento da indústria fluminense.

 

 

Papel Pinel

A Álamo é solidária ao projeto Papel Pinel, uma iniciativa experimental de geração de renda situada no ambulatório do Instituto Philippe Pinel, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Como ponto de partida, apenas uma oficina de reciclagem. Hoje, um lugar privilegiado onde através da arte e da produção, seus artistas, usuários dos serviços de saúde mental, encontram a possibilidade de refazer percursos interrompidos, resgatando o direito ao trabalho, cidadania e inclusão social onde a tarefa é criar.

A Álamo doa todo o papel descartado na sede da empresa para o projeto e anualmente o coral Quem Canta Seus Males Espanta, composto por colaboradores, se apresenta para os pacientes do Instituto e através da música leva alegria a um lugar muitas vezes esquecido pela sociedade.


Ilustração Samy Ferreira :: Paciente e artista do Papel Pinel.


IBNL – Instituição Beneficente Nosso Lar

A Instituição Beneficente Nosso Lar – IBNL é uma Associação Filantrópica, sem fins lucrativos, que vem desenvolvendo programas de educação, habilitação, reabilitação e inclusão para pessoas com deficiência dentro do Programa DIPCE – Desenvolvimento Integral das Potencialidades da Criança Excepcional. Localizada na cidade de São Paulo, atualmente, a casa atende, entre crianças e jovens, mais de duzentas pessoas com deficiência incluindo seus familiares e centenas de famílias da comunidade onde está instalada.

A filial da Álamo em São Paulo dá sua contribuição para o projeto, doando todo papel recolhido na empresa. Toda arrecadação é revertida para ajudar nas despesas da instituição. Além disso, são os próprios deficientes que separam o material, sendo assim inseridos na sociedade e percebendo a importância da preservação do meio ambiente.


Coral

Música:. deriva do grego Mousiké :. Quando cantava, um grego estava estabelecendo uma comunicação com o divino. Assim sendo, seu canto servia para alcançar todas as coisas desejadas e também para afastar o indesejado.

Daí o dito popular: Quem Canta Seus Males Espanta.

Pensando nisso, a Álamo criou o Coral Quem Canta Seus Males Espanta.

Com 3 anos de vida e mais de 25 apresentações no currículo, o coral conta hoje com mais de 20 vozes representando o compromisso da empresa ao incentivo a cultura e ao bem estar dos colaboradores que participam, apoiam e se orgulham desta iniciativa.


Reciclagem de Uniformes

A Álamo doa as sobras de uniformes de seus colaboradores para cooperativas de costureiras que são orientadas por uma associação franco-brasileira sem fins lucrativos, com a missão de identificar e divulgar os talentos de moda das comunidades menos favorecidas, a Moda Fusion. Além disso, utilizamos os serviços dessas cooperativas para produção de brindes, estojos de ferramentas, batas do coral da empresa além de mantas para o projeto Manta Solidária, onde cobertas com grossa espessura serão feitas também a partir das sobras dos uniformes dos colaboradores e doadas a vítimas de calamidades e desastres naturais.

Com o investimento, elas se aprimoram, com os tecidos, criam.


Camp Mangueira

A Álamo Engenharia acredita que o acesso à educação e à capacitação profissional é o único caminho para a construção de uma sociedade mais justa, mediante o equilíbrio de oportunidades de crescimento individual a todos os seus cidadãos.

Membro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Álamo Engenharia é uma das parceiras do projeto Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro – CAMP Mangueira, projeto sócio-educativo integrante do Programa Social da Mangueira, no Rio de Janeiro, que atua há quase vinte anos na formação profissional e pessoal de adolescentes da comunidade, preparando-os para o mercado de trabalho.

Em sinergia com os princípios da Alamo Engenharia, a filosofia do Camp Mangueira, que conta com espaço para atender até 700 jovens, se baseia na construção da cidadania através da educação e pelo trabalho. Recebendo iniciação profissional qualificada, jovens estudantes de situação social menos favorecida têm a possibilidade de transformar sua realidade, construindo um futuro mais digno e promissor.

Como parceira do Camp Mangueira, a Álamo Engenharia oferece programas de estágio aos egressos do projeto, proporcionando-lhes a primeira oportunidade no mercado de trabalho formal com possibilidade de contratação efetiva.


Dia do Sonho

O Dia do Sonho surgiu como forma de dar uma dimensão mágica ao primeiro contato entre a criança e o voluntário. Este dia é transformado numa grande festa: grupos de voluntários interagem com as crianças através de brincadeiras, por meio das quais são transmitidos sentimentos e valores necessários à formação das crianças.

A Álamo é solidária a esta projeto e apoia iniciativas deste tipo.