A Importância do Compliance e LGPD
Além dos serviços e produtos ofertados pelas organizações, outras questões são fundamentais para encontrar boas parcerias em qualquer setor: o Compliance e a LGPD. Estes dois termos são essenciais para garantir a qualidade dos serviços e a integridade das parcerias de um negócio, mas você sabe o que significam?
Embora muitos aspectos do mundo corporativo tenham evoluído, vários empresários ainda negligenciam a jornada do cliente, especialmente no que diz respeito à segurança. Em meio a tantos concorrentes, contudo, você não pode mais apostar somente na qualidade dos seus serviços ou produtos.
Neste artigo, vamos apresentar a importância do Compliance e LGPD, abordando os significados dos conceitos e a aplicação no negócio. Acompanhe a leitura e entenda.
Compliance e LGPD: entenda o que são
De origem inglesa, a palavra Compliance deriva do verbo “to comply” que significa agir em conformidade com uma regra ou pedido. Dentro das organizações, este sentido não muda, sendo um recurso fundamental para qualquer negócio, pois transmite confiança e também unifica a atuação de todos os colaboradores.
Um programa de compliance deve contemplar as regras e os valores éticos da empresa, de modo a guiar a ação dos funcionários em situações gerais e específicas. Além disso, este recurso é muito importante para prevenir contra práticas de corrupção, sendo um importante componente da Governança Corporativa, que ainda envolve as seguintes questões:
- transparência;
- prestação de contas;
- equidade entre todas as partes;
- responsabilidade corporativa, considerando o setor de atuação da empresa.
Assim, por meio do Compliance, as empresas asseguram aos parceiros e clientes que o negócio funciona de acordo com todas as exigências dos órgãos reguladores. Uma vez que reúne as regras que incidem sobre os empreendimentos do setor, o programa de Compliance também passou a incluir a LGPD, vigente desde agosto de 2020.
A seguir, confira como a nova lei exerce influência na atuação das empresas e o papel da Compliance em relação a isso.
LGPD: entenda o que muda
Sancionada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados estabelece regras quanto ao uso de informações pessoais de clientes, colaboradores e visitantes dos sites. Em um mundo cada vez mais tecnológico, a coleta de dados é muito importante para garantir bons serviços e um atendimento personalizado, mas também é necessário considerar os riscos.
Assim, no intuito de proteger os titulares dos dados coletados, evitando o mal uso das informações, a lei impõe regras às organizações. Agora, as empresas devem seguir as orientações da LGPD na hora de coletar, tratar e armazenar os dados, sob pena de multas caso não respeitem a norma.
De acordo com a lei, cada pessoa deve ter autonomia sobre seus dados e consciência da real necessidade da coleta de suas informações pessoais. Para isso, a lei estabelece algumas diretrizes importantes:
- as empresas devem garantir aos titulares amplos direitos sobre seus dados pessoais, como retificação, cancelamento, oposição e portabilidade;
- o consentimento do titular é imprescindível para legitimar o tratamento de dados pessoais;
- as empresas têm a obrigação de notificar incidentes envolvendo dados;
- empresa que coletou os dados deve usá-los somente para a finalidade que foi consentida pelo titular;
- o tratamento de dados deve ser mapeado e todas as atividades que envolvam dados precisam ser registradas em cartório.
Uma vez que o programa de compliance tem a responsabilidade de garantir o respeito aos valores e a conformidade com a legislação, ela também é a responsável pela LGPD. A seguir, entenda o melhor caminho para a união dos dois conceitos.
LGPD e compliance: qual o melhor caminho para a conformidade?
A adequação à LGPD não ocorre em uma área isolada da empresa, pois o uso de dados passa por diversos setores do negócio. Neste sentido, a equipe jurídica deve monitorar e oferecer suporte a todos os processos internos, orientando sobre eventuais alterações que devem ser feitas. Além disso, é muito importante que o setor de TI ofereça um ambiente seguro para o armazenamento e tratamento dessas informações, por meio de softwares e práticas de proteção da rede.
As equipes de atendimento, por sua vez, costumam ser quem realiza a coleta de dados, enquanto a área de marketing executa a análise das informações. Com isso, o programa de compliance deve conter orientações específicas para todos estes e outros funcionários que atuam diretamente com dados pessoais dos clientes.
Agora, entenda os passos da Álamo na garantia de segurança aos clientes, no que diz respeito à Compliance e à LGPD.
Compliance e LGPD na Álamo
Em 2018, a Álamo implementou um novo modelo de gestão e governança empresarial com um compromisso ainda mais forte na ética e nos nossos valores enquanto um negócio transparente. Com isso, trabalhamos na elaboração de uma Compliance rígida e inflexível na garantia de uma boa conduta perante os colaboradores e clientes.
Desta forma, criamos nossa Política de Integridade, nosso Código de Conduta e a Política de Consequência. Mais recentemente, também alinhamos nossas políticas à LGPD, de modo a garantir mais segurança aos clientes e atuar em conformidade com a lei.
Assim, a proteção dos dados pessoais e a segurança em nossas parcerias é uma política e parte da cultura corporativa da Álamo. Para isso, contamos com normas e diversos mecanismos de segurança que protegem a identidade de todos.
Que tal contar com uma parceria confiável e comprometida com a segurança dos seus dados? Entre em contato com nossa equipe.