Facilities: Qualidade na gestão de condomínios comerciais
Facilities são serviços acessórios, ou seja, todos aqueles que não fazem parte da atividade fim daquele empreendimento, mas que estão presentes em praticamente todos os segmentos empresariais para garantir o seu bom funcionamento.
Para compreender o universo dos Facilities em Condomínios Comerciais é necessário entender o conceito de Facilities em seu contexto. Por ter uma característica cotidiana, normalmente esses serviços são terceirizados, entre outros motivos, para evitar que o afastamento de funcionários, seja por qual motivo, impeça a realização dessas tarefas.
Facilities mais comuns:
Facilities em Condomínios Comerciais
Os condomínios comerciais como prédios com clínicas e escritórios ou mesmo os Shopping Centers, possuem uma grande necessidade desses serviços estar sempre em dia, devido ao fato de receberem um grande fluxo de inquilinos e seus clientes.
Todos esses esperam chegar em um condomínio comercial e encontrar um local limpo e seguro.
Imagina chegar em um grande prédio comercial e não sentir a mínima confiança no elevador, encontrar sacos de lixo pelos corredores ou ver fios elétricos expostos.
Com um mínimo de imaginação, dá para compreender o porquê esses serviços possuem caráter essencial e cotidiano.
Gestão de Facilities em Condomínios Comerciais
Um grande número de serviços terceirizados dentro de um local necessita de organização. É nessa hora que entra a figura do Gestor de Facilities, uma pessoa ou uma equipe responsável pela coordenação desses serviços, para que seja possível uma integração harmônica entre eles.
Exemplificando: o lixo possui dia e hora certa de ser recolhido e devidamente acondicionado; as câmeras de segurança precisam estar sempre funcionando; os funcionários da terceirizada devem estar uniformizados.
Logo, pode-se concluir que o Gestor acumula as funções de coordenar e fiscalizar os serviços de um condomínio comercial, garantindo seu bom funcionamento.
Cuidados ao Contratar uma Empresa de Facilities
Quem deseja contratar uma empresa de Facilities deve estar atento, principalmente, às questões legais, uma vez que, em casos de negligência, principalmente de questões trabalhistas como férias atrasadas e desvios de função a empresa contratante pode ser autuada como corresponsável.
Antes de contratar uma empresa, reserve um tempo para pesquisar sobre sua reputação no mercado. Esse tempo gasto com pesquisa, pode evitar grandes transtornos no futuro.
Verifique também os comprovantes de licenças e certificações, como o Qualidade ISO 9001, Meio Ambiente ISO 14001, e Saúde e Segurança do Trabalho OHSAS 18001. Todos estes certificados garantem a qualidade dos serviços e mais segurança para sua empresa.
Álamo Facilities: tradição e compromisso
Próximos de completar seus 50 anos de empresa, a Álamo Engenharia de Manutenção dedicou todo esse percurso a encontrar soluções para seus clientes.
Seja em Engenharia de Manutenção, Energia, Obras e Reformas ou Facilities, a sua especialidade é otimizar os processos dentro de uma empresa.
Conte com a Álamo para prestar e gerir esses serviços de Facilities. Acesse nossos serviços de Facilites e conheça nossas certificações e não hesite em entrar em conosco para solicitar um orçamento ou uma consulta, sem compromisso.
- Limpeza ou Zeladoria
- Recepção
- Serviços de Mensageiros
- Manutenção (elétrica, civil, hidráulica, entre outros)
- Obras e Reformas