Gestão de Facilities: terceirização em busca da produtividade
Pequenas, médias e grandes empresas possuem alguns desafios em comum, e a maioria deles está relacionado a tarefas que não fazem parte da finalidade do negócio, sendo estes o que chamamos de Facilities, isto é, serviços que não estão relacionados à atividade final da empresa, mas permitem o pleno funcionamento de todo o empreendimento.
Assim, a Gestão de Facilities ou Gestão de Serviços é essencial, sendo a parte responsável por administrar e coordenar essas atividades secundárias da empresa. Para ilustrar, serviços de limpeza, segurança presencial/eletrônica, jardinagem, portaria, elevadores, coleta de lixo, manutenção; enfim, tudo aquilo que torna o cotidiano da empresa mais fácil e atrativo aos clientes e parceiros – nos casos de lojas, shoppings, prédios comerciais, entre outros negócios que recepcionam seu público..
Sem dúvida, o ambiente de um estabelecimento é o cartão de visita para os clientes entrarem e se interessarem pelo lugar, assim como a organização de uma fábrica, para os sócios, é sinônimo de compromisso com a qualidade. Conclui-se, então, que esses serviços devem ser diários e constantes, de modo que a melhor solução se torna, muitas vezes, terceirizar esse serviços.
Por que terceirizar os serviços de Gestão de Facilities?
Antes de tudo, imprevistos acontecem, principalmente quando não podem ocorrer. Imagine em plena Black Friday, com a loja ou shopping lotados de clientes, alguns funcionários da zeladoria e segurança adoecendo e estando impedidos de comparecer ao trabalho. De fato, é um tanto inconveniente para os consumidores encontrar uma loja suja ou lanchar em uma praça de alimentação com restos de comida e lixeiras abarrotadas.
Desse modo, são nesses momentos que a terceirização dos serviços de Gestão de Facilities se torna a melhor opção. Logo, a proposta da prestadora é, justamente, manter a continuidade das tarefas independentemente de quaisquer imprevistos que ocorram.
Gestão de Facilities e a otimização do seu RH:
Certamente, o setor de RH de uma empresa já possui preocupações demais na hora de escolher o melhor funcionário para o negócio: antecedentes, experiência, indicações, entre outros. Assim, em um shopping, por exemplo, o RH pode se beneficiar com a terceirização do processo de contratação, pois além de não se ocupar com essas questões, em caso de ausência de funcionários a responsabilidade pela substituição é da empresa terceirizada.
Contudo, muitas empresas ainda sobrecarregam o RH com currículos de funcionários que não tem relação com a atividade do empreendimento. Além disso, provavelmente, você terá que contratar mais pessoas para o seu RH para lidar com tantos funcionários.
Terceirização de mão de obra: impacto na produtividade
Primeiramente, a produtividade dos funcionários está diretamente relacionada à salubridade e ao conforto do ambiente de trabalho. Com efeito, chegar todos os dias no seu local de trabalho e encontrar tudo limpo, material reposto e a manutenção estrutural e digital em dia, traz conforto e segurança para os colaboradores. Similarmente, aos cliente e parceiros, as boas condições do espaço transmite credibilidade.
Álamo Engenharia: experiência e compromisso com a Gestão de Facilities
Nesse sentido, a Álamo se destaca quando o quesito é experiência. Em 2020 completaremos cinquenta anos de empresa, portanto são cinco décadas de dedicação a otimizar processos e serviços dentro de estabelecimentos de vários segmentos. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.